16 de abril: paralisação contra a privatização da Eletrobras
Eletricitários em todos os estados vão parar na segunda-feira
Escrito por: Federação Nacional dos Urbanitários • Publicado em: 12/04/2018 - 16:59 Escrito por: Federação Nacional dos Urbanitários Publicado em: 12/04/2018 - 16:59
Reprodução
Neste mês de abril completa oito meses do anúncio da privatização da Eletrobras. Desde então, as entidades sindicais, parlamentares e trabalhadores do setor estão travando uma batalha diária contra a entrega da maior estatal elétrica da América Latina à iniciativa privada.
Para dar continuidade à campanha nacional “Energia Não é Mercadoria” e reafirmar o compromisso dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa da Eletrobras e suas controladas, no último dia 9 foi aprovada por unanimidade, na base da Eletronorte em Brasília, uma nova paralisação para o dia 16 de abril. De acordo com a orientação do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, que integra a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, a suspensão das atividades deverá ocorrer em todos os estados onde há atuação da estatal.
A dirigente sindical da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU – e do STIU-DF, Fabiola Antezana, ressaltou que além da paralisação, a luta em defesa da Eletrobras permanece firme no Congresso. Ela destacou a importância da participação da categoria nas audiências públicas convocadas pelas Comissões para debater a privatização do Sistema Eletrobras. “É preciso ter visibilidade no processo de luta que estamos travando”, disse.
Acordo Coletivo
A direção do STIU-DF informou que até o momento foram realizadas duas rodadas de negociação para discussão da pauta de reivindicações dos trabalhadores. No entanto, não houve avanços por parte da direção da empresa. Na reunião, a Eletrobras comunicou que nenhuma reivindicação referente às cláusulas novas foi aceita.
A terceira rodada de negociação está prevista para acontecer no dia 24 de abril. A Eletrobras se comprometeu a apresentar o índice de reajuste salarial e os índices econômicos da PLR referente ao exercício de 2017. (fonte: Stiu-DF)
Calendário de luta
Dia 16.4
Dia Nacional de Luta contra a Privatização do Sistema Eletrobras
Dia 23.4
. 2ª Audiência de Assédio Moral Coletivo contra o presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, às 9h15
Local: 19ª Vara do Trabalho, 3º andar, 513 Norte
Brasília/DF
Dia 25.4
. Audiência da Ação Trabalhista contra a AGE 170 da Eletrobras, às 8h35
Local: 49ª Vara do Trabalho – Rua do Lavradio, 132 – 7º andar – Centro
Rio de Janeiro/RJ
Dia 25.4
. 14 horas – Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico – Deputados Alencar Santana/Márcia Lia
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp
São Paulo/SP