Histórico CUT São Paulo

18/10/2016 - 17:17

Histórico CUT São Paulo

Desde 1984 construindo a história dos trabalhadores

A CUT São Paulo nasceu em um dos períodos mais marcantes da história da política brasileira. Fundada em 29 de abril de 1984, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, naquela época o Brasil exigia o fim do regime militar e conclamava toda a sociedade pela realização da Campanha “Diretas Já”. Ao lado dos movimentos sociais, populares, estudantis, partidos de esquerda e dos sindicatos filiados, a CUT/SP atuou firmemente lutando pelo avanço da democracia e redefinição dos rumos da política do País.

A CUT/SP foi a primeira estadual fundada no país, depois da CUT Nacional, que foi fundada em 28 de agosto de 1983. A estratégia de criar as estaduais teve o objetivo de disseminar as políticas cutistas nos 27 Estados, visando organizar a classe trabalhadora.

No decorrer desses anos, as mobilizações da CUT/SP foram intensas e sempre se pautaram pelos princípios da autonomia e independência em relação ao governo, partidos políticos e patrões, defendendo de forma intransigente os direitos da classe trabalhadora.

Hoje, a CUT Estadual tem 20 Subsedes e mais de 300 sindicatos filiados ligados aos setores público, privado, campo e cidade. Possui 973 mil associados e representa aproximadamente 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Estado de São Paulo.