Administração e Finanças

Renato Carvalho Zulato

Mineiro de Cataguases, 52 anos, profissão torneiro ferramenteiro, formado pelo Senai em administração e em gestão pública pela Unifai.

Aos 18 anos, migrou para São Paulo, trabalhou em várias indústrias metalúrgicas, onde iniciou a militância política e sindical na Oposição Metalúrgica de São Paulo (MOMSP) e na Associação dos Trabalhadores da Mooca.

Em 1977, saiu da categoria metalúrgica e ingressou na categoria plástica. Em 1988, compôs a Diretoria do Sindicato dos Plásticos de São Paulo. No primeiro ano de direção, passou a integrar a executiva do sindicato.

Em 1990, na segunda gestão, ocupou o cargo de secretário de administração e finanças do sindicato. Em 1993, passou a fazer parte da primeira direção da CNQ-CUT, no cargo de secretário de comunicação.

Em 1994, participou da reunificação do sindicato dos plásticos e dos químicos de São Paulo. Após a unificação, em 1995, passou a ocupar o cargo de secretário de administração e finanças, cargo este que exerceu até abril de 2009.

Na militância partidária, filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores) em 1997, atuando na Zona Leste I, no Diretório Zonal do Sapopemba, onde ocupou o cargo de secretario sindical, secretario geral e, no momento, é Vice-Presidente desse diretório. No Diretório Municipal, foi secretário de comunicação. No 12º CECUT, foi eleito para dirigir a Secretaria de Finanças e Administração da CUT/SP. No 13º e 14º CECUT foi reconduzido ao cargo. 

Das direções executivas e suas atribuições

Art. 42. São atribuições dos membros efetivos da executiva da direção estadual:

V - Compete ao tesoureiro:

  • a) garantir a aplicação da política de finanças e sustentação material de acordo com as normas deste Estatuto e com as deliberações das instâncias nacionais, nos seus respectivos âmbitos;
  • b) organizar e administrar as finanças e o plano orçamentário nos seus respectivos âmbitos;
  • c) administrar o patrimônio da CUT nos seus respectivos âmbitos, sua sede e a política de pessoal a seu serviço;
  • d) organizar balancetes mensais e um balanço anual com o parecer do conselho fiscal para prestar contas à direção estadual e à direção nacional, ou a qualquer momento em que forem por estes solicitados.
     

Contato: adm.fin@cutsp.org.br



Informa CUT-SP

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.